Estudo da Flora Campestre Ameaçada de Extinção em Linhas de Transmissão

Um dos objetivos dos estudos de flora e vegetação para empreendimentos é a identificação, localização e quantificação de espécies raras e, principalmente, ameaçadas de extinção. Este componente da flora é o mais sensível, sendo que o impacto causado pode levar a uma perda significativa de populações deste tipo. 

Em empreendimentos como linhas de transmissão de energia, o impacto incidente sobre o componente da flora é baixo, limitando-se quase que exclusivamente ao entorno da área de instalação das torres. Com a utilização de tecnologias para içamento de cabos por drones, que não suprimem a vegetação e causam um impacto insipiente nesta, a área destinada às bases das torres necessita de um estudo minucioso para a detecção e quantificação de espécies de especial interesse para conservação. Posterior ao estudo, há a necessidade de uma proposição de medidas mitigatórias para o salvaguardo e perpetuação destas espécies.

No ultimo mês, os técnicos da Botaniques – Flora and Vegetation Management inventariaram as espécies raras e ameaçadas de extinção da flora campestre ocorrentes na área destinada às bases das torres da Linha de Transmissão (LT) –Santo Ângelo – Maçambará. Nesta LT, as famílias Cactaceae e Iridaceae apresentaram a maior riqueza de espécies ameaçadas, sendo Parodia e Cypella os gêneros com maior diversidade. Com base neste estudo, a empresa executante da obra isolou a área de ocorrência das espécies e, nos casos especiais, realizou a realocação e o resgate de flora necessários. 

Caso seu empreendimento tenha intervenção na flora rara e ameaçada de extinção e necessite avaliação especializada, contate-nos através do e-mail contato@botaniques.com.br ou fone +55 51 99597-0597. Contamos com equipe de mestres e doutores prontamente para auxiliá-lo.

Deixe um comentário